Por Toni Torres*

Hoje é dia 18 de junho. Aniversário do tucano FHC e do eterno beatle Paul McCartney. Mas, o acontecimento mais importante da história nessa data ocorreu há quase duzentos anos - o dia da batalha de Waterloo, quando Napoleão foi, finalmente, derrotado pelos países aliados, liderados pela Inglaterra.

Napoleão era um mestre da estratégia. Poucos imaginavam que o grande "guerreiro" fosse sair derrotado. Porém, na parte mais dura da batalha, o líder britânico Duque de Wellington ordenou à sua infantaria e cavalaria secretas que carregassem a partir de uma colina e destruíssem a ofensiva de Napoleão. Wellington conseguiu destruir o exército napoleônico e acabar com 20 anos de carreira do maior génio militar da história.

Novamente o dia 18 de junho recebe uma batalha importante. Hoje é o dia mais importante do ano, tanto para o Cruzeiro, como para o São Paulo. E, assim como foi em Waterloo, apenas um dos lados sairá vencedor. Mas, eu me pergunto - será que novamente o "gênio da estratégia" será derrotado?

Creio que podemos mudar a história. A torcida sabe disso e acredita. O "Waterloo" de hoje estará completamente lotado. E, assim como em uma guerra, todos os jogadores sabem que hoje o lema é "vencer ou morrer".

O esquema tático é a grande incógnita. Se entrar no 3-5-2 (esquema manjado, mas vencedor) o nosso treinador provavelmente irá colocar Ricky para iniciar a batalha. O lado bom dessa opção é a marcação que será aplicada no Gladiador. Richarlyson pode ser tudo, mas não podemos negar que rápido e raçudo ele é. Hoje, o camisa 20 é a melhor opção para fazer uma marcação ferrenha em Kleber.

A outra hipótese (a mais ofensiva) é entrar no 4-4-2. Nesse caso Muricy optaria pela entrada de Dagoberto no time. Teríamos um quadrado ofensivo formado por Marlos, Dagoberto, Borges e Washington. Essa, na minha opinião é a melhor opção. Precisamos ganhar. Precisamos atacar. Precisamos marcar gols.

Hoje é o grande dia. O grande jogo. É hoje que o SPFC poderá mostrar que, apesar de tudo, ainda é um excelente time. É hoje que Muricy poderá calar a boca de todos seus críticos. Se tudo der certo, o dia mais importante do ano será daqui algumas semanas, na final. E, quem sabe, o futuro do nosso técnico não seja igual ao de Napoleão. Pelo menos, por enquanto.


Palpite: SPFC 2 X 0 Cruzeiro



* Toni é jornalista, assessor de imprensa e autor do livro 'A Arquitetura da Exclusão'. É também co-proprietário do PressT.