Começou com o suposto envio de um convite ‘por não sei quem do Tricolor, para não sei quem da FPF’ e que se transformou num grande ‘telefone sem fio’ com o afastamento do árbitro Wagner Tardelli do último jogo do campeonato Brasileiro do ano passado entre o Maior do Mundo e Goiás. Bobeira, coisa pouca... afinal, o que uma mentirinha (ou se preferirem, ‘informação errada’) às vésperas da decisão do título mais importante do país pode causar? Até agora não se sabe quem da FPF criou e porque criou a fábula antes da partida final.

Ao meu ver, a partir daquele momento, a postura do São Paulo Futebol Clube, o MAIOR REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇÃO, devia ser de postergar e abdicar totalmente da disputa de um campeonato que não tem importância e relevância nenhuma há pelo menos 15 anos. Claro, entremos nos méritos de cotas de patrocínio, TV, torcedor que paga ingresso pra ver o time... a decisão da comissão técnica foi de intercalar reservas e titulares para que possam adquirir condicionamento físico necessário para jogar um campeonato que realmente importa – A Libertadores da América. Contudo, o rompimento junto à FPF permanece.

Não bastasse o nefasto episódio ocorrido ano passado, eis que a trupe do Sr. Marco Pólo Del Nero preparou mais duas ‘belas surpresas’ ao Tricolor. A mais leve, foi avisar ao capitão Tricolor que o mesmo estava impedido de jogar a partida de ontem, contra o Ituano, pois cumpriria suspensão automática por ter tomado 3º amarelo na última partida disputada ano passado contra o Palmeiras (coincidentemente, uma partida após o vestiário Tricolor ser tomado por um gás misterioso que até hoje ninguém achou o culpado). Detalhe – o aviso chegou ao vestiário do Morumbi 30 minutos antes do início do jogo. “Eles (da Federação) se enganaram em Brasilia e outra vez ontem” disse em tom irônico Muricy Ramalho. Resolvido o outro ‘telefone sem fio’ da FPF, eis que RC não estava suspenso e poderia jogar normalmente.

Ante disso, o mais bizarro aconteceu – um historiador, de nome Rodolfo Kussarev escreveu o seguinte no GUIA OFICIAL DO PAULISTÃO 2009 sobre a conquista Tricolor em 1991 (atentem! GUIA OFICIAL): (...) Foi um campeonato no mínimo esquisito. O Paulistão tinha duas séries. Verde e Amarela, que era a segunda divisão. Porém, para as finais se classificariam 8 clubes, sendo 5 do verde e 3 do Amarelo. Disso, se beneficiou o São Paulo, que havia sido rebaixado, mas pode disputar as finais. Ao fim da segunda fase, o Grupo 2 apresentou Palmeiras e São Paulo empatados com 9 pontos. O regulamento dizia que neste caso, o desempate seria feito pela melhor campanha na fase anterior e aí, o Tricolor, com melhor campanha na segunda divisão do que o Palmeiras na primeira, obteve a vaga para a final. O jogo decisivo foi dia 15 de dezembro e o 0 a 0 com o Corinthians deu o título ao São Paulo.(...)

Dias depois a FPF emitiu nota em seu site oficial dizendo que o erro seria corrigido e reitera que o “São Paulo foi o legítimo campeão Paulista de 1991 e foi merecedor deste feito apenas e unicamente por sua performance técnica dentro da competição

Bizarro por motivos óbvios e por perguntas que novamente ninguém vai nos responder – o que a FPF está ganhando, tentando atingir o MAIOR CLUBE DO PAÍS, com historinhas mal contadas e notícias plantadas? O que estava fazendo os senhores diretores da instituição que NÃO REVISARAM O TEXTO do historiador que diz ter 20 anos de pesquisa e assumiu a culpa pelo erro? Se o historiador fala de REGULAMENTO em sua nota, será que o mesmo foi REALMENTE LIDO? (abaixo, uma boa explicação sobre o tal regulamento). Entre tantas outras perguntas, fica a certeza que esse campeonato será mais amador e sem sentidos para nós do que foi em todos os outros anos.

É vergonhoso os ‘senhores do nosso futebol’ agirem de maneira unilateral visando única e exclusivamente prejudicar seu maior associado. Não vou me alongar mais, afinal explicações nunca acharemos. Apenas como torcedor, sinto-me envergonhado de ver o MAIOR CLUBE DO PAÍS, ser afrontado por uma Federação em decadência há anos e que esqueceu / perdeu toda sua credibilidade na mesma proporção que ataca o SPFC. Lamentável. Fica meu registro de protesto e vergonha para com as atitudes recentes de uma instituição que é mais um adversário do TRI-HEXA.

ps.: como dica ao Sr. Del Nero e ao historiador que escreveu a pérola, fica aqui um dos caras que mais conhece de futebol no Brasil, explicando exatamente o REGULAMENTO do paulistinha. O PVC sabe ler.