Estive fora ontem à tarde (no casamento de uma amiga jornalista) e não pude acompanhar o São Paulo em sua estréia no Campeonato Brasileiro.

O que me assustou, foi ler na maioria das matérias dos diários de hoje, o comportamento apático do time durante toda a partida, tendo em vista, que o gol do Fluminense saiu logo no início da etapa inicial.

Pois bem. Se considerarmos que nos últimos anos o poder de reação foi nosso grande trunfo, o que vem acontecendo com esse time? 17 dias parado, pela lógica fariam com que a equipe voasse em campo, mas o que se viu foi exatamente o contrário – “(...) sim, porque depois de dez, quinze dias, apenas treinando e descansando, desde a sua eliminação nas semifinais do paulista e do último confronto na taça libertadores, era de se esperar um Tricolor Paulista nos trinques. Ao contrário, jogou como se estivesse exausto por duras e seguidas refregas”, escreveu Alberto Helena Jr em sua colunas às segundas no Diário de SP.

O que está acontecendo? Como não vi, não posso opinar, mas será que temos de nos preocupar para as quartas da Libertadores? Não sou de cornetar, muito menos questionar e criticar atitudes de profissionais que são pagos (muito bem pagos, diga-se de passagem) para, mais que jogar futebol, honrar as três cores mais vitoriosa do Brasil. A partir da outra semana, quando o time enfrenta muito provavelmente o Cruzeiro o que veremos? Um time sem espírito e acomodado, sem nenhuma expectativa como vimos nas semi do paulisteco?

Hoje é visível que outros times estão muito acima em qualidade técnica e destaques individuais (afinal, contratar é coisa rara pelas alamedas do Morumbi). Apesar das chegadas do início do ano, até agora, apenas Renato Silva rendeu de verdade. Depois de 5 meses passados, um bom tempo para entrosar e acertar o time, qual o motivo para as últimas pífias atuações?

Com isso, pergunto - quando teremos um meio campo com características iguais/parecidas às do Danilo? (e ainda tinha gente que criticava – muito provavelmente prefiram o Hugo). Quando a diretoria vai perceber que perdemos um zagueiro e temos um garoto na reserva? Quando teremos um ala direito digno dos bons momentos de Cicinho e até mesmo Ilsinho? O que estão esperando para contratar de uma vez o bem quisto Marlos?

É péssimo questionar quando as coisas não vão bem. Mas é acertado corrigir os erros quando se percebe que essas mesmas coisas estão um pouco enroscadas, pendendo para momentos de tensão da imensa torcida Tricolor espalhada pelo Brasil e pelo mundo.

Avante e Saudações Tricolores!

ps.: menção honrosa a mais um gol de Nilmar contra o time do parque SJ. Como anteriormente, esse blog, apesar de são paulino preza antes de mais nada pelo bom futebol e por jogadas geniais como essa. Mais um que será lembrado por muito tempo....