Depois de uma breve ausência deste espaço, volto com um ‘Tricolor E+’ sem o ‘+’. Quero discorrer rapidamente alguns assuntos que estão em pauta nos corredores do Morumbi e que com a ausência de jogos ganham ainda mais tamanho. Vamos a elas:

Não bastasse Rogério, agora foi a vez de Rodrigo. Uma embolia pulmonar, o afastou por pelo menos 3 meses dos campos, o que significa que dificilmente vestirá novamente a camisa mais vitoriosa do Brasil. Apesar de não ter jogado (até então) tão bem como ano passado, o zagueiro Tricolor alternava jogos no banco e outros no lugar de Renato Silva, quando óbvio, algum outro beque não estava suspenso. Uma grande perda, mas que abre a possibilidade (mesmo que eu não acredite), do repatriamento de Alex Silva, que já disse que quer voltar ao Morumbi. Não preciso comentar a identificação do Pirulito com a torcida e com o clube, mas vale o adendo – parece que ‘só’ o Milan entrou na parada para ter o jogador. Fácil? Não né?.

Falando em repatriar, durante a semana, surgiu a informação de que Aloísio Chulapa, que se transferiu para o Al-Rayyan, estava voltando ao Brasil para o Vasco, para disputar a segunda divisão do Brasileirão. Aloísio desmentiu a informação e segundo especulações, um dos motivos é uma proposta do Tricolor. André Lima dificilmente ficará após o final de seu empréstimo no meio do ano, abrindo portanto uma vaga na frente. Sei que muito torcedor vai me axovalhar, mas eu daria carta branca para a volta do responsável pelo passe magistral de três dedos para o gol de Mineiro na histórica final de 2005. O próprio Chulapa, na oportunidade de sua saída disse que só estava indo porque queria fazer seu ‘pézinho de meia’. Seria de suma importância pela identificação com o Tricolor e por termos um campeonato longo pela frente. Volta Chulapa!!!

O boicote não deveria ter sido só na festa. Deveria ter sido no campeonato inteiro. Ontem, na comemoração de premiação do paulisteco, depois de toda lambança da intocável FPF, Washington e André Dias foram selecionados entre os melhores do campeonato, além de Jean (atleta mais disciplinado). Nenhum dos três deu as caras. Esperamos apenas que depois de tanto falar em foco, além do bom tempo que o time teve para se preparar, a Libertadores seja encarada como o que realmente ela é – o campeonato mais importante do ano. Paulisteco é passado e como já cansei de salientar, não fica na lembrança de nenhum torcedor.

Enquanto a Conmebol não resolve onde será a primeira partida contra o Chivas, haja especulação. Uns dizem Couto Pereira, outros que haverá insistência para os dois jogos no Morumbi. Há ainda os que afirmaram que será em Los Angeles!!!! Enquanto não resolvem, o time vai perdendo ritmo de jogo, pois como MR disse, o que o time tinha de treinar, já foi feito. Agora é jogar!!! (palpite do blogueiro – não vejo porque a diretoria mexicana aceitar duas partidas no Morumbi – acho que a primeira acontece em Curitiba).

Em contrapartida, a boa notícia pela parada forçada é com relação aos jogadores que estavam lesionados – André Dias e Arouca já treinam normalmente. O único que ainda está no estaleiro é Zé Luis.

Com a saída de Joilson para o Grêmio (assim como Juninho, foi tarde), três vagas se abriram para a continuação da Libertadores. No lugar do Capitão, Fabiano ganhou a camisa 1 (mesmo sendo terceiro goleiro) e Leonardo o lugar de Rodrigo com a 4. A vaga de Joilson ainda está aberta e segundo Leco, Marlos, meio campista que está no fim de seu vínculo com o Coritiba, não vem. Como as contratações correm sempre em sigilo nos corredores do Morumbi, há de se esperar pra ver se não é mais um blefe...(e tomara que seja)

Domingo começa o Brasileirão para o São Paulo, que pega o terceiro tricolor do Brasil - joga contra o Fluminense no Rio. Boa oportunidade para encaixar o time para o restante da Libertadores, considerando que durante a semana, MR voltou a trabalhar com 3 zagueiros, Hernanes mais recuado em parceria com Jean, com Arouca e JW responsáveis pela criação das jogadas. Dagoberto ganha ares de Leandro Guerreiro como um ‘ponta’ que se mexe por todo campo, se sacrifica na marcação e municia os dois atacantes – W9 e Borges. Ainda tenho dúvidas nessa formação para o restante da Libertadores, mas é uma opção que pode sim se encaixar no decorrer do Brasileiro. Vale ressaltar, que não vejo a menor possibilidade de jogarmos assim fora de casa, contra por exemplo, uruguaios ou argentino. É esperar pra ver.

A soberania no Brasil nos últimos três anos nos custou a 9º posição no ranking da IFFHS (em português, Federação Internacional de História e Estatística de Futebol). Líder, o Manchester United, seguido por Barcelona e Chelsea. Na América do Sul, o Tricolor fica atrás somente do copeiro Boca Juniors. Com exceção do Tricolor, outro clube brasileiro aparece apenas na 35º colocação (o time do palestra). Enfim, cada um tem o reconhecimento que merece.

Li alguns comentários de torcedores em um fórum que mostrava o novo uniforme de treino do Tricolor (amarelo e preto) e faço apenas um adendo – se preocupem em criticar e reclamar de outras situações, como atuações. Vocês perdem muito tempo com essas discussões que não compete a nós julgar.

Para finalizar, o Tricolor enfrenta quarta feira, no estádio do Morumbi meu outro time – o Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC). E quem lê, pode perguntar, porque outro time? Simplesmente porque trabalho há alguns anos como assessor de imprensa do Grupo Pão de Açúcar, o que obviamente inclui o belíssimo projeto iniciado como ‘Super Bola’ em 2003. Hoje o time está disputando a série A3, com possibilidades de garantir o segundo acesso consecutivo no paulista. Boa sorte Tricolor, mas vai ser pedreira!!! Rsrs

Saudações e Avante Tricolor!