imageCom a vitória do Estudiantes sobre o Alianz Lima por 1 a 0 e os resultados dos demais jogos de ontem da Libertadores o São Paulo, se vencer o Once Caldas, limita suas possibilidades no torneio o continental por um lado para melhor, por outro para pior.

A colocação

O São Paulo poderá ter a 2ª melhor campanha do torneiro, para isso, basta que todos os times que jogam em casa exceto o Universidad do Chile ganhem seus jogos por um gol de diferença.

Um improvável 1° lugar na classificação geral também pode acontecer, para isso, é preciso que o Corinthians tropece na quinta-feira perdendo para o Independiente Medellín no Pacaembu e já sabendo o resultado de todos os outros jogos que podem influenciar sua colocação na competição.

Uma vitória do Universidad do Chile contra o também chileno Universidad Católica deixa o Tricolor com a 3ª melhor campanha.

Os possíveis adversários

O Maior do Mundo, chegando em 3° lugar no geral, deverá enfrentar o mexicano San Luís, que foi “excluído” do torneio do ano passado por causa da Gripe Suína (H1N1) e entra direto nas oitavas de final.

Agora, se o São Paulo ficar com a 2ª melhor campanha poderá enfrentar o Universitário do Peru e, aí vem a surpresa, se o Flamengo ganhar do Caracas, no Maracanã, por mais de um gol de diferença será o adversário do Tricolor.

As ponderações

Essas simulações levam em conta a obrigatoriedade do Mais Querido vencer o Once Caldas no Morumbi, porém com as notícias da semana algumas preocupações devem estar pairando a mente dos são-paulinos.

A escalação de Richarlyson na lateral esquerda pode, de novo, prejudicar a equipe na Libertadores, não será a primeira vez que um treinador comete esse erro, com o camisa 20 jogando parece que o resto do time fica preocupado em cobrir os erros grosseiros de passe do atleta e deixa de jogar.

As brigas internas geradas com as declarações de Washington – apesar de achar que ele está certo isso teria que ser debatido internamente – podem aflorar ainda mais os nervos dos jogadores e diminuir o rendimento da equipe.

A passividade de Ricardo Gomes, a Libertadores exige raça, vibração e o treinador precisa passar isso para os seus comandados, se o time apresentar a morosidade que teve contra o Santos não conseguirá um melhor resultado contra os colombianos.

Humildade, o Once Caldas não é um timinho, foi campeão da Libertadores em cima do Boca Junior e eliminando o próprio São Paulo em 2004, o Tricolor nunca venceu o time da Colômbia na competição. É hora de colocar os pés no chão e ter consciência de que temos que suar a camisa para ganhar os jogos.

Raça, se o time mostrar essa característica desde o começo da partida, mesmo jogando mal tecnicamente, certamente a torcida irá apoiar e incentivar a equipe até o apito final.

Por um São Paulo melhor

Uma sugestão aos atletas, assistam os vídeos das conquistas do São Paulo na Libertadores e Mundial e vejam como se conquista uma torcida fanática e exigente. Observem a invasão de campo em 1992 quando o gramado do Morumbi foi tomado de são-paulinos comemorando o início dessa paixão pelas conquistas internacionais.

Lembrem-se, dando o seu melhor, o nome de cada um ficará marcado eternamente na história do clube e no coração de milhões de apaixonados pelo Maior do Mundo. É só olhar as paredes do CT da Barra Funda para entender do que estou falando.

Boa sorte aos atletas, comissão técnica e diretoria. Estaremos sempre apoiando e quando criticamos é porque queremos o melhor para o melhor clube do Brasil e do Mundo, o São Paulo Futebol Clube.

Saudações Tricolores! E avante na Libertadores!

PS: hoje faz 4 anos que perdemos o Mestrê Tele. Saudades Tricolores.

Olê, Olê, Olê, Olê… Telê, Telê!