Apontando para a torcida e balançando o dedo indicador negativamente com uma frase que não poderia ser mais apropriada: "Aqui Não!" Foi assim que Muricy deixou o gramado do Morumbi após a vitória do Maior Tricolor do Mundo sobre o time palestrino.

Durante a semana, muito se discutiu o jogo no Palestra Itália (sem gás) pelo Campeonato Brasileiro de 2008. Naquela oportunidade, MR surpreendeu Luxemburgo com uma formação diferente do que vinha atuando - ao invés do tradicional 3-5-2, usou o 4-4-2 em uma das melhores partidas de Dagoberto desde sua chegada ao Morumbi. Quando o time verde abriu os olhos, já estava 2 a 0 (o jogo terminaria 2 a 2).

Pois bem. Eis que essa semana, novamente entrou em pauta os esquemas táticos, com depoimentos elogiosos vindos do outro lado do muro na Barra Funda comentando nosso 3-5-2. Eis também, que MR para não perder o meio campo, entrou novamente com o esquema 4-4-2 e adivinhem? Luxemburgo não adivinhou.

Logo aos 2 minutos, após lindo cruzamento de esquerda de Hernanes, W9 meteu o cocorutu na redonda e de peixinho marcou um a zero. O primeiro tempo inteiro se arrastou com apenas um lance de perigo para cada lado: uma bobeada de André Dias (a única, pois na minha opinião foi o melhor em campo) em que RC salvou com os pés chute de Pierre e um chute forte de Dagol de fora da área defendida por Marcos.

Com um jogo sem muitos lances, um fato foi determinante: a formação. O tal meio campo que não podia ser perdido adiantou a marcação do Tricolor e facilmente neutralizou o time verde. Keirrison jogou? Eu não vi.

No segundo tempo, dois lances para o Tricolor que podiam matar o jogo - Dagoberto preferiu chutar a passar a bola para W9 que entrava de frente para o gol e uma bela enfiada do nosso artilheiro para Jr César perder na frente de Marcos. Com exceção de uma bola em nossa trave, nenhum susto. Se não foi uma primazia de clássico, valeu pelos três pontos, a segunda colocação na tabela (explico mais a frente) e alguns duelos particulares, que eu inclusive havia citado no post anterior.

Em todos os confrontos, Muricy soma dez vitórias contra seis de Luxemburgo, com dois empates. Agora, com 36 pontos, basta uma vitória quinta feira (às 15h45!!!!) contra o Guaratingutá para o Tricolor se classificar às semifinais do Paulisteco. Com relação à segunda colocação, explico - se tirarmos pelos últimos anos, quem define os locais onde ocorrerão os jogos de ida e volta é a competentíssima FPF. Já está praticamente definido que pegaremos as Frangas, portanto, jogar o segundo jogo no Morumbi é importante. Não pelo campeonato, como já me cansei de dizer, mas pela rivalidade em clássicos. Como o bom censo não existe, é provável que mandem o segundo jogo caso se classifiquem em segundo para o Pacaembu. Isso se nos fizerem o favor de cumprir a promessa de não jogar mais no Morumbi.

É isso! Enquanto não garantimos nossa vaga para a fase de mata-mata da Libertadores, vamos tirando invencibilidades no Paulisteco.

Avante e Saudações Tricolores!



Foto: Rubens Chiri