Uma boa partida, espírito de Libertadores e três pontos garantidos no final do embate no Uruguai. É assim que se joga Libertadores? Sim é!! Futebol bonito (para os críticos de plantão) não ganha jogo. Vontade, raça e determinação sim ganham. Antes que massacrem esse que vos escreve, intitulando-me de ‘blogueiro anti-espetáculo’, explico: Em jogos como o de quarta, os 3 pontos valem mais que carretilhas, canetas, pedaladas e etc. Portanto, chuta pro mato que o jogo vale campeonato!

Com um time pragmático que em determinados momentos parece estar ‘morto’ em campo, trouxemos uma bela vitória com um golaço de Borges – aliás, repetindo o que escrevi em algum post anterior – tem que ser titular absoluto. É ele, Rogério e mais 9! Com os dois próximos confrontos marcados para o MorunTri, temos uma grande chance de terminar a primeira fase como um dos melhores do torneio, se não como o melhor.

De modo geral, duas coisas me deixaram muito contente nos dois últimos jogos da Libertadores. A primeira, o fato de ‘jogarmos com a bola no chão’. Critiquei anteriormente o estilo de jogo, eficiente mas batido, de bolas alçadas na área em busca do cocoruto de W9. Voltamos a jogar tabelando e buscando jogadas de profundidade. Muito pelo fato de termos um bom lado esquerdo com Júnior César e JW. Outro fator deve-se às atuações quase que perfeitas de Jean, que vem crescendo muito e parece um veterano em Libertadores. O garoto dificilmente erra um passe e quando se aproxima de Hernanes, parece que jogam juntos há 15 anos! Já nosso camisa 10 está em ascensão – não tem sido brilhante, mas quando pega na bola podemos esperar sempre algo diferente, seja um drible ou ótimos lançamentos, ou chutes de fora da área.

Outra situação que me deixou empolgado com esse excelente começo de campanha, é o espírito da competição. Parece que todos estão muito focados na disputa e, independente de como nos sairemos, o grupo está unido. Exemplo disso, é que a pouco tempo atrás, aliás, bem pouco tempo, tínhamos zagueiro que para fugir de críticas se escondia dentro do Reffis. E como também postei anteriormente, foi embora tarde. Esse espírito faltou em 2008 e especialmente em 2007. Recorro a minha memória recente e lembro que o título de 2006 só não aconteceu por detalhes, pois nos agigantamos e calamos o Beira Rio.

A grata surpresa da noite foi a escolha de Arouca para a vaga de Zé Luis. Nosso setor mais deficitário carece urgente de um cara que jogue de verdade. Ainda prefiro o camisa 11 no meio, mas tendo em vista as últimas atuação de Zé, a ‘não estréia’ de Wagner Diniz e ao fraquíssimo Joilson, foi uma boa sacada. Faltou alguém encostar um pouco mais para ajudar na marcação. Também não apoiou muito, mas entendo a situação. O importante é dar sequencia de jogo à ele.

Falta mesmo, fez André Dias. Miranda, que na minha opinião divide o título de melhor zagueiro do Brasil com o camisa 3, sofreu bastante e fez o que não é normal – uma falta atrás da outra. Rodrigo e Renato Silva não comprometeram. Jogaram sério quando precisou e marcaram firme. No mais, nenhum grande destaque individual senão os já citados aqui nesse espaço. O coletivo ganhou o jogo em Montevidéu.

É isso! Bom início e excelente campanha! Vamos com tudo para garantir 6 pontos nos próximos dois jogos, e manter essa pegada para o restante da competição. Libertadores se joga assim! E é assim que mantenho minhas apostas no Maior Tricolor do mundo!

Saudações Tricolores!


ps.: dois adendos para a cobertura da Globo quarta feira. Primeiro a BELÍSSIMA matéria com Pedro Rocha, o El Verdugo! Quando lançada a camisa retrô de 1977, fiz questão de comprar, pois foi um verdadeiro craque e merece todo nosso carinho e admiração. Não pra menos, a autoridade máxima em futebol, Rei Pelé, disse que El Verdugo estava entre os 5 melhores jogadores que ele viu jogar. Agora é torcer para a recuperação de um jogador que mostrou com maestria o que é ser camisa 10 no Tricolor.

RÍDICULA a imagem da mesma emissora ao final do jogo. Meia dúzia de torcedores parados, depois de uma vitória importante fora de casa? Não... era imagem recuperada de antes do jogo!!!! Se foi de propósito ou não, é outra história, mas que ficou ridículo, com certeza ficou.

Crédito foto: site oficial / http://www.saopaulofc.net/