Em absoluta paz até aqui, sem depoimentos ofensivos e muito menos dirigentes que querem aparecer mais que o necessário, o Maior Tricolor do Mundo recebe hoje, às 16h10 o time da colônia com o objetivo de somar três pontos e tranquilizar-se um pouco mais na tabela do campeonato mais insosso do país.

O Choque Rei, como é chamado, acontece desde 1936 e no Paulisteco, (que antes era um baita campeonato), nossa soberania está nos números - em 162 jogos, são 66 vitórias do Tricolor, contra 46 vitórias dos verdes, além de 50 empates. A maior goleada foi em 39, com um 6 a 0 do Tricolor em cima do time discidente do timinho da marginal.

Hoje, os times vivem situações distintas nos dois campeonatos que estão disputando - no Paulisteco, o Palmeiras é o líder, já garantido para as semifinais, buscando portanto consolidar a primeira colocação; já na Libertadores, a turma de Luxemburgo amarga a lanterna e periga sequer classificar para a fase seguinte. Já o Tricolor, vêm disputando um Paulisteco inconstante, sem muito interesse. Ainda sim, figura em 3º lugar e bem próximo da classificação. Na Libertadores parece outro time, e com justiça (pelo pragmatismo e eficiência) somos líderes, com fortes possibilidade de terminar a primeira fase entre os primeiros na classificação geral.

A proposta deste post é analisar os destaques do jogo de hoje, dos dois lados, mesmo pendendo claro, a ver muito mais nossas qualidades. É evidente que até aqui, o futebol do time palestrino tem sido mais vistoso, mas isso garante título? a história recente nos mostra a atual realidade. Claro que trata-se de uma opinião do blogueiro que vos escreve, e que não necessariamente condiz com uma verdade absoluta. Vamos a ela:


- RC x Marcos ► os dois únicos jogadores do país que ainda sabem o que é camisa, ambos ídolos para as respectivas torcidas; ambos campeões do mundo pela seleção, campeões da Libertadores e acima de tudo torcedores. Embaixo das traves, acho que se equivalem, com noso Capitão se diferenciando pela saída de bola e habilidade em jogar com os pés. Na minha opinião, é a diferença

- Jean x Pierre ► o primeiro voltou de uma excursão à Índia, com o time de base e desde então só evolui. Marca muito, avança e na minha opinião é o jogador mais constante deste ano. Dificilmente erra passe e só se compromete quando fica sobrecarregado, em decorrência, claro, do erro de posicionamento dos jogadores que jogam ao seu lado. Já o jogador alviverde é excelente marcador e faz a função de cobertura à zaga muito bem. Sabe sair jogando e é o típico volante moderno, que sabe olhar para os lados, ao invés de só bater e dar chutão. Acho que os dois se equivalem. Dois ótimos jogadores e que dependem muito do cara que está ao lado para desempenhar uma melhor função dentro de campo.

- Hernanes x Cleiton Xavier ► Dois 'volante-armadores' que sabem sair para o jogo e aparecer como elemento surpresa. Ambos chutam bem de longa distância e, segundo o Datafolha, Hernanes é quem mais acerta passes, quem mais recebe bolas, o maior assistente, e quem melhor finaliza, lança e dribla. Já Cleiton Xavier é quem mais dá assistências e o que mais alça bolas na área. Também é o segundo no índice de passes certos e na quantidade de bolas recebidas durante o jogo. O camisa 10 Tricolor marcou 4 gols nesse campeonato e o 10 palmeirense 5. A diferença é que H10 é três anos mais novo, já ganhou dois brasileiros e foi eleito o melhor da posição pelo Nacional. Além disso, não nos esqueçamos que foi o craque de 2008. A fase de Cleiton é excelente, mas Hernanes é muito mais jogador.

- W9 x K9 ► o Coração valente tem 10 tentos no pequeno torneio, enquanto o jogador vindo do Coritiba tem 12. Um já fez sua carreira com muitos gols e está consolidando a promessa de retribuir sua passagem pelo Morumbi com muitos gols. Keirrison por Muricy - "Se ele está bem desde o Coritiba e se mantém assim, é acima da média. A função dele é fazer gols, e se está fazendo tantos, é por isso. No futebol brasileiro é difícil fazer marcação individual, mas claro que onde ele estiver tem que estar alguém acompanhando". Não precisa dizer muito. O moleque sabe fazer gols (só não sabe jogar Libertadores). Briga feia, mas para hoje, aposto no W9. Quem sabe até, empatando na artilharia do campeonato.

- MR x Luxemburgo ► "O Muricy jogava muito, era craque. Ele foi melhor que eu disparado, era muito técnico e inteligente. Fora de campo tanto eu como ele tivemos uma trajetória boa de vitórias. Ele é um cara que também conhece futebol"; Muricy respondeu com um "Claro que eu era melhor, disparado". Tirando a época em que eram jogadores, até ano retrasado, acho que se equivaliam. Do ano passado pra cá, MR continuou trabalhando duro e Luxemburgo achou que sabia tudo e mais um pouco. O resultado é a relevância de títulos que os dois ganharam nos últimos anos. MR disparado!

É isso! desejando um excelente Choque Rei, em paz e com vitória do Tricolor, finalizo este post. Comentários sobre o resultado virão em breve.


Avante e Saudações Tricolores!!!