Por Tonni Torres


Ontem, segunda-feira (9), o Tricolor realizou o lançamento do projeto do filme "Soberano - Seis Vezes São Paulo". O longa, produzido pela G7 Cinema, traz a história dos seis títulos brasileiros sob o ponto de vista dos torcedores.

Cada fã contará passagens de sua vida tendo como pano de fundo os títulos do São Paulo. O documentário terá também a participação de personagens fundamentais nos seis títulos tricolores, como Muricy, Telê, Chicão, Daryo Pereira, Careca, Raí e Rogério.

A direção será feita por Carlos Nader, do elogiado “Concepção”, de 2001, e o roteiro por Maurício Arruda, concorrente ao Oscar no mesmo ano com o curta-metragem "Uma história de futebol". Conhecido por sua paixão ao clube, Nando Reis será responsável pela direção musical.

Outro destaque do projeto é o website. O torcedor poderá opinar durante a filmagem da obra, através do site do filme. De acordo com Julio Casares, a participação do são-paulino será essencial para o desenvolvimento da obra. Pois o torcedor pode entrar no site e colocar um vídeo com seus momentos do São Paulo, assim como a escolha do pôster do filme.

A única coisa que gerou polêmica (para variar) é justamente a escolha do nome do documentário. Cesares explicou à imprensa que não trata-se de arrogância, e sim de números. Afinal, quem é campeão brasileiro seis vezes e três vezes do Mundial? Só o São Paulo. Portanto, és Soberano.

"Soberano - Seis Vezes São Paulo" chegas aos cinemas de São Paulo em setembro. Logo depois, a idéia da Diretoria é levar o filme para o restante do país e, até mesmo, para ser exibido em alguns festivais no exterior.

Se o filme vai ser uma porcaria ou se vai ser brilhante, só assistindo mesmo para saber. Mas, uma coisa eu garanto - será emocionante. Imaginem poder assistir a nossos maiores ídolos na telona! Ver imagens antigas de Daryo e de Chicão. Os incontáveis gols de Careca. Chorar de tanta alegria ao ver Raí e Mestre Telê naquele time de 91. E relembrar que foi em uma dessas conquistas que Rogério Ceni se tornou o maior goleiro-artilheiro do mundo!

Bem, meus amigos. Esse é o Glorioso. O mais querido. O Tri. O Hexa! Tricolor, soberano em tudo. Tudo mesmo!



* Tonni Torres, jornalista, assessor de imprensa, são-paulino e dono do blog etcetera.